A CASACOR Rio 2017 ancora no Porto Maravilha

A 27ª edição do evento antecipa jeitos de viver na região central da cidade

Viver e trabalhar no mesmo lugar. Essa é a proposta da CASACOR Rio 2017, que se engaja na revitalização do centro histórico e se instala no Porto Maravilha − em um edifício de arquitetura arrojada, projetado pelo escritório Foster+Partners, do arquiteto inglês Norman Foster, vencedor do prêmio Pritzker. Ocupando cerca de 10 mil m² do empreendimento, a 27ª edição do evento vai apresentar, de 24 de outubro a 30 de novembro, como seria viver num empreendimento de uso misto, com projetos de lofts, estúdios e ambientes de convivência, além de lojas, assinados por cerca de 40 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

Único projeto assinado pelo Foster+Partners no Brasil, o AQWA Corporate, da Tishman Speyer, maior gestora de fundos imobiliários do mundo, tem pré-certificação Leed Gold em sustentabilidade e oferece uma vista única para a Baía de Guanabara, as montanhas e a cidade. A CASACOR Rio ocupa quatro pavimentos do edifício, tendo como mote um caminho que vem pautando não só a decoração, mas a sociedade em geral: o foco no essencial.

“Com um mundo tão conturbado, é preciso focar no que realmente importa para cada um, desapegar dos excessos. O que é essencial para se viver bem? Pode ser o silêncio, a localização, o tempo…”, ressalta Patricia Quentel, sócia-diretora da CASACOR Rio, que acredita que o prédio de Foster sintetize o essencial à medida que traz em sua arquitetura linhas simples, sem excessos.

No Térreo fica a área de entretenimento, que, atendendo ao planejamento urbanístico do Porto e seguindo o princípio do projeto arquitetônico de sir Foster, convida e estimula a convivência entre as pessoas: pela primeira vez, é totalmente aberta ao público, independentemente de o visitante ter adquirido um ingresso da CASACOR Rio ou não. A área tem pool lounge, mercearia e pizzaria, loja de design, brinquedoteca e uma Garagem de estar da Renault, dentre outros espaços.

Três escadas rolantes darão acesso ao Lobby. É neste espaço que mais se sente a imponência da arquitetura de Norman Foster − nos revestimentos, na iluminação, nas colunas. Neste espaço, os visitantes vão encontrar o restaurante, um bar de vinhos, um café, uma livraria e mais algumas lojas.

Na cobertura do edifício, no 21º andar, a 85 metros de altura, o público se depara com uma vista 360º para todo o patrimônio natural e urbano que a região oferece à cidade, e pode vivenciar experiências em uma área ocupada por sete lofts (69 a 99m²), quatro estúdios (51 a 62m²), seis espaços de convivência com diferentes conceitos e uma cozinha gourmet. Uma sala multimídia e uma sala de reuniões são os espaços destinados a palestras, workshops e bate-papos. Os projetos aproveitarão as características do pavimento, que possui pé-direito amplo, com estilo penthouse. As duas extremidades são ocupadas por um SPA, de um lado, e por um bar de drinques e um observatório, do outro.

A CASACOR ocupa ainda o 9º andar do empreendimento com uma proposta voltada às empresas. Há uma exposição de 400 m² sobre o Rio de Janeiro e o Porto Maravilha; uma mostra com projetos de escritórios, também com 400 m², além de três espaços com realidade virtual, cada um com 300 m². Nestes três espaços – totalmente vazios, apenas com alguns móveis soltos -, o visitante usa um óculos 3D para enxergar diferentes propostas de ambientes corporativos. Todos esses projetos são da RAF Arquitetura, escritório brasileiro parceiro do Norman+Foster na concepção e execução do AQWA.

“O Porto do Rio foi pensado para ser um mix de trabalho, moradia e cultura e, na sua missão de ser o reflexo da ocupação urbana da cidade e estilo de vida de seus moradores, a CASACOR Rio 2017 valoriza o movimento de revitalização da Zona Portuária que se iniciou há sete anos, a exemplo do que já aconteceu em grandes metrópoles mundo afora”, afirma Patricia Mayer, sócia-diretora da CASACOR Rio.

O AQWA Corporate está estrategicamente localizado na Via Binário do Porto, com excelentes ligações de transportes públicos através do novo VLT e também pelo BRT. Para quem preferir ir de carro, o edifício dispõe de 400 vagas de garagem.

A conectividade da CASACOR é desenvolvida pela NB Telecom.

Sobre o prédio da Foster+Partners, de Norman Foster

O AQWA Corporate, da Tishman Speyer, maior gestora de fundos imobiliários do mundo, será inaugurado no dia 19 de outubro, cinco dias antes da abertura da CASACOR. Com pré-certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design, concedida pela ONG Green Building Council), o prédio chama a atenção pela sua arquitetura: em vez de um bloco retangular, ele atinge a forma diagonal ao longo dos pavimentos mais altos. A fachada de vidro − térmico e acústico − permite vista de 360º do Rio de Janeiro e, sendo inclinada, ajuda a proteger o prédio da intensa luz do sol, chegando a reduzir a incidência solar em até 60%. Esse fator também garante mais sustentabilidade, por exigir menos da refrigeração das máquinas.

 

Expansão da marca

 

Atenta ao desenvolvimento do mercado de design, arquitetura, decoração e paisagismo ao redor do mundo, a CASACOR avança em sua estratégia para expansão da marca tanto em território brasileiro, quanto nas Américas.

Em 2017, o evento chega a 20 praças nacionais. Já na esfera internacional, Paraguai estreia na mostra e passa a figurar ao lado de Bolívia, Chile, Equador e Peru. E, pela primeira vez na história, a CASACOR chega à América do Norte, tornando-se assim a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. No segundo semestre, a mostra acontece em Miami, de 1º a 18 de dezembro.

 

Sobre a CASACOR Rio

Primeira franquia da marca, a edição carioca teve início em 1991. E nesses 26 anos está sob o comando de Patrícia Mayer e Patrícia Quentel, sócias da 3Plus, empresa organizadora do evento que a cada ano reafirma o talento de um elenco de profissionais que traduzem, com criatividade, o jeito carioca de viver e de morar. Se na primeira edição, o público foi de 15 mil pessoas, a média das últimas edições foi de 50 mil visitantes. Ao longo dos últimos 26 anos, foram 1.040 dias de evento, nos quais mais de 974 mil pessoas visitaram 1.178 ambientes criados por 466 profissionais.

 

Apoios e patrocinadores:

 

Patrocínio nacional: Deca

Carro oficial: Renault

Patrocínio master: Tishman Speyer

Oferecimento: Fecomércio

Apoio local: Casa Moyses

Fornecedor oficial: IGUI

Apoio Técnico: Alcance Construtora

Radio Oficial JBFM

Hotel Oficial: Ipanema Inn

Café Oficial: Café 3 Corações

Serviço:

 

Período: de 24 de outubro a 30 de novembro de 2017

Horário: de terça a domingo, das 12h às 21h

Local: AQWA Corporate – Via Binário do Porto nº 299 – Porto Maravilha. Tel: (21) 2512-2411 / 96432-2494

Como chegar: De Metrô, saltar na Cinelândia ou na Carioca e pegar a Linha 1 do VLT em direção à Rodoviária. Descer na estação Cidade do Samba. O VLT funciona até as 23h.

 

Ingressos para visitas de terça a sexta-feira

Ingresso inteiro: R$ 50

Meia entrada: R$ 25

 

Ingressos para sábados, domingos e feriados

Ingresso inteiro: R$ 60

Meia entrada: R$ 30

 

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou pela internet, no endereço:

http://www.blueticket.com.br/21068/CASACOR-2017-Rio-de-Janeiro.

 

Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos e estudantes com carteira oficial pagam meia entrada.

Anuário: R$ 25

Site: www.casacor.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/CasaCorRio

Instagram: @casacorrio_oficial

Deixe uma resposta